Rio Claro antecipa segundas doses contra a Covid das vacinas Pfizer e Astrazeneca

Primeiras doses serão exclusivamente para adolescentes de 12 a 17 anos.

23/09/2021 16:25

As segundas doses contra a Covid das vacinas Astrazeneca, Pfizer e Coronavac serão aplicadas nesta sexta-feira (24) em Rio Claro. O município está antecipando a aplicação da segunda dose das vacinas da Pfizer e da Astrazeneca, e, com isso, o intervalo entre as duas doses passa a ser de oito semanas. A Secretaria Municipal de Saúde observa que é importante que as pessoas fiquem atentas às datas em que tomaram a primeira dose para que possam completar a imunização o quanto antes. Nesta sexta-feira (24) a segunda dose da Pfizer e da Astrazeneca serão para as pessoas que receberam a primeira dose até 30 de julho. Já a segunda dose da Coronavac será para as pessoas que foram vacinadas até 3 de setembro.

Os adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que ainda não foram vacinados também devem comparecer nesta sexta-feira, acompanhados de adulto, a um posto de vacinação. O atendimento para todos que forem tomar vacina contra a Covid será a partir das 8 horas nos quatro locais. No Centro Cultural a vacinação se estenderá até as 16 horas; nos postos da Unimed (Rua 12) e Santa Filomena (shopping) até as 13 horas; e no São Rafael até o meio-dia.

A dose de reforço (terceira dose) continua sendo aplicada em idosos a partir de 80 anos e em pessoas com alto grau de imunossupressão. Para receber a vacina, o idoso deve ter recebido a segunda dose de vacina contra a Covid de qualquer laboratório até 24 de março. Já as pessoas com alto grau de imunossupressão, para serem vacinadas, precisam ter tomado a segunda dose de qualquer laboratório até 27 de agosto. Para essas pessoas é obrigatória a apresentação de declaração médica com CID ou receituário de medicamento modificador da resposta imune. A vacina enviada pelo governo estadual para a dose de reforço é a Coronavac.

Todos que forem tomar a vacina devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço em Rio Claro.

 

SÃO CONSIDERADAS DOENÇAS DE IMUSSUPRESSÃO DE ALTO GRAU

 

- Imunodeficiência primária grave.

- Quimioterapia para câncer.

- Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.

- Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4

- Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe), Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

- Pacientes em hemodiálise.

- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "