Família questiona morte de jovem com 22 anos em Rio Claro

Rapaz ficou internado quase uma semana antes de conseguir vaga em hospital.

15/10/2020 11:56

Em nota a prefeitura de Rio Claro afirmou que os atendimentos realizados na unidade de pronto atendimento seguem diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde. O paciente recebeu, ainda segundo o município, todo o cuidado e assistência necessária quando foi atendido na unidade de pronto atendimento, inclusive com encaminhamento para atendimento ambulatorial.

''O paciente vinha sendo acompanhado pela equipe da Unidade de Saúde da Família do Palmeiras, onde o médico fez solicitação de ultrassom e raios-x, além de vários exames de sangue, que foram realizados. Anteriormente, em 2019, houve ainda agendamento para consulta com nefrologista. O acompanhamento da equipe do Palmeiras se manteve durante todo o período em que o paciente esteve em atendimento. Quanto à solicitação de vaga para internação, ela foi feita no mesmo dia em que o paciente deu entrada na UPA, no dia 4. As vagas são gerenciadas pelo sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), que abrange todo o estado de São Paulo. Tão logo foi liberada a vaga, o paciente foi transferido para a Santa Casa'', completa a nota.

Já a Santa Casa de Rio Claro afirmou que a solicitação da vaga foi feita pela UPA através do sistema estadual Cross, que faz a busca das vagas, primeiro na Santa Casa e posteriormente nos hospitais da região. Ainda explicou que, a medida que as vagas são liberadas e existe a solicitação no sistema, a transferência é autorizada.

''A solicitação da vaga do Sr. Diego de Almeida era para enfermaria, e quando liberada foi transferido para o hospital, porém, quando analisado pelo corpo clínico da Santa Casa, verificou-se que o caso era para internação em UTI – Unidade de Terapia Intensiva. Sendo a Santa Casa um hospital responsável e compromissado com o paciente, não hesitou em transferi-lo para a unidade particular do Hospital São Rafael, enquanto aguardava vaga na unidade SUS, que ocorreu em seguida'', finalizou a nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "