Casarão da Cultura recebe exposição fotográfica

Retratos contam a história de Rio Claro e podem ser visitados até Julho

27/06/2017 10:25

Obras de 22 fotógrafos estão em exposição no Casarão da Cultura até o dia 7 de julho. A mostra Rio Claro Revela Sua História pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Aberta na sexta-feira (23) a exposição tem como principais destaques os trabalhos premiados após avaliação da comissão julgadora. A exposição é organizada pelo Arquivo Público e Histórico Municipal “Oscar de Arruda Penteado”.

A superintendente do Arquivo Público, Mônica Frandi Ferreira, ressaltou que a fotografia pode auxiliar no registro dos lugares impregnados de tradições históricas e de significações contemporâneas. “Tratamos a fotografia não somente como arte ou ciência, mas principalmente registro de um fato, como informação e memória, parte do patrimônio documental da nossa cidade, que deve ser produzido, organizado e amplamente difundido”, ressaltou.

A medalha de outro foi concedida a Aderaldo Teixeira Pires Júnior, pelas fotografias “O sol que esquenta a Saudade”, “Luzes da Visconde” e “Horas Paradas”. Paula Caldas Castello Branco recebeu a medalha de prata com três fotos abordando a bicicleta para ilustrar o tema “Vias de circulação urbana: a relação entre indivíduo e meio”. O bronze foi para Donalis Delgado Pena com as fotos “Cidade Azul”, “Destino incerto” e “Era uma vez um rio”.

“Foi uma surpresa saber que ganhei o concurso”, afirmou Aderaldo Pires Júnior, que em sua primeira participação conquistou a medalha de ouro. Ele conta que participou com sete fotos dos locais que mais gosta em Rio Claro e três foram selecionadas. “Para o observador, esse nosso recorte da realidade vira uma exposição de arte”, pontua.

As menções honrosas ficaram com Gilmar Missorici (“Telegrama à população de Rio Claro”), Luiz Fernando Letízio (“Chegada”), Fernando Diegues (“Companheiro me ajude...”) e Edson Mignella Facuri (“Sem Volta”).

Com a temática "Itinerários Urbanos: percursos, pontos de referência e identidade espacial", a edição deste ano do concurso tem foco o registro do sentimento de pertencimento aos espaços do município. As fotos contam histórias e sensações do percurso cotidiano, memórias de trajetos, apreensão visual e identidade espacial, na busca de elementos que definem a imagem da cidade, como vias, limites, bairros, cruzamentos e outros elementos marcantes.

O julgamento das imagens ficou por conta do trio de fotógrafos Renê Mainardi, Rubens Hardt e Marcos Gaspar. A presidência da comissão organizadora ficou a cargo do fotógrafo e artista plástico rio-clarense Luiz Miotto.

O Casarão da Cultura de Rio Claro, onde está a exposição Rio Claro Revela Sua História, fica na Avenida 3 na esquina com a Rua 7, em frente à Praça da Liberdade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "