Programação TV Século 21
 

Campanha "Abril Solidário" incentiva a doação de sangue

Iniciativa é da Igreja Católica por meio da Pastoral Nacional da Saúde

Com o objetivo de orientar e incentivar a população para o ato de doar sangue, a Igreja Católica, por meio da Pastoral da Saúde Nacional da CNBB promove a 3ª edição da Campanha “Abril Solidário”, que traz como tema: “Solidariedade tá na veia”. Integrada com a iniciativa nacional, a Pastoral da Saúde Diocesana vem desenvolvendo desde o início do mês ações para estimular os fiéis para a doação de sangue, durante o período da campanha que se estende até 30 de abril de 2017.

De acordo com o coordenador diocesano da Pastoral da Saúde, João Maria Marques Correia, um comunicado foi enviado para as paróquias para que os padres incentivem os paroquianos para a doação. “Os hemocentros têm dificuldades em manter o estoque de sangue para atender as necessidades de cirurgias eletivas e emergenciais, colocando em risco a saúde e a vida da população. Convidamos a todos para participarem desse ato de cidadania e solidariedade” lembra João.

Dados do Ministério da Saúde revelam que 1,8% da população brasileira doam sangue e, desses, mais de 50% são espontâneos. Entre 2013 e 2014, houve um aumento de 5% na coleta de bolsas de sangue no país, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões. Ainda assim, o Ministério revela que as doações não acompanham o aumento de transfusões. 

Para se ter uma ideia, o Hemonúcleo de Piracicaba necessita diariamente de no mínimo 100 doadores para ter um estoque regular, contudo recebe diariamente uma média de 80 pessoas para doação e são colhidas normalmente aproximadamente 70 bolsas de sangue. Cada bolsa contém 450ml de sangue. Portanto, doe sangue, doe vida, doe amor!

Serviço – O Hemonúcleo de Piracicaba está localizado nas dependências da Santa Casa de Misericórdia, na avenida Independência, 953, Bairro Alto. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. Mais informações pelo telefone (19) 3422-2019.

Para ser doador é preciso:

- Idade entre 16 e 69 anos (menores com autorização dos pais ou responsáveis)

- Pessoas maiores de 60 anos de idade não podem realizar doação pela primeira vez.

- Pesar, no mínimo, 50 Kg.

- Estar descansado e não estar em jejum.

- Não ter fumado até 3 horas antes e 2 horas depois da doação.

- Não ter consumido bebida alcoólica ou ingerido comida gordurosa no dia anterior a doação.

- Estar em boas condições de saúde.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.