Rio Claro e Piracicaba fecham acordo por aeroporto regional

23/09/2013 00:00

Os prefeitos Du Altimari, de Rio Claro, e Gabriel Ferrato, de Piracicaba, protocolaram quinta-feira (19) na Secretaria Nacional de Aviação Civil, em Brasília, documento em que manifestam a ''concordância dos dois municípios na construção de um aeroporto regional, para servir as duas localidades''.

Rio Claro e Piracicaba estão na lista de municípios selecionados pelo governo federal para serem atendidos pelo Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, anunciado pela presidente Dilma Rousseff no final do ano passado. ''Com a meta de um único aeroporto e a união de esforços dos municípios, a região fica mais próxima de atingir o objetivo'', afirma o prefeito Du Altimari, acrescentando que ''será um empreendimento para todo o Aglomerado Urbano de Piracicaba, com benefícios diretos para todos os 22 municípios que integram o aglomerado''.

Os recursos da ordem de R$ 7,3 bilhões previstos no programa do governo federal deverão ser investidos em 270 aeroporto regionais. Na região Sudeste seriam 65 aeroportos, com suporte de R$ 1,6 bilhão. Parte dos recursos são para o aeroporto regional do Aglomerado de Piracicaba, com verba a fundo perdido, ou seja, sem custos para os municípios.

Os municípios de Rio Claro, Cordeirópolis e Iracemápolis já publicaram decreto de desapropriação de áreas próximas à rodovia SP/127, que liga Rio Claro a Piracicaba - local indicado para receber o aeroporto. A área é operacionalmente viável do ponto de vista da circulação aérea e da segurança das operações aéreas, conforme análise do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego (Cindacta 1), do Comando da Aeronáutica, anunciada no início deste mês.

Na reunião em Brasília, os prefeitos foram informados que a próxima etapa será a contratação de empresas que farão o diagnóstico das áreas e estudos para as licenças ambientais, entre outros levantamentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "